Dicas de autocuidado para aliviar os pés doloridos em casa

Uncategorized | Atualizado em 23 abril 2019

Você não está sozinho se seus pés doerem após um longo dia de trabalho ou brincadeira. Acontece com a maioria das pessoas quando você exagera, mas existem fatores que podem torná-lo mais propenso a ficar com os pés doloridos. Aprenda sobre as causas e prevenção de dores nos pés e como acalmá-las.

Causas comuns de pés doloridos

  • Anatomia anormal do pé: Problemas comuns incluem  pés planos , arcoexcessivamente alto e artrite ou restrição articular.
  • Obesidade: O excesso de peso resulta em aumento da tensão nos ligamentos , músculos e articulações.
  • Gravidez: Além do estresse causado pelo aumento de peso, os hormônios da gravidez causam os ligamentos que estabilizam os pés para relaxar. Esses dois fatores juntos resultam em tensão excessiva em seus pés.
  • Sapatos mal adaptados:  Para manter a dor pedilela à distância, seus sapatos precisam ter o tamanho e a forma corretos. Tenha em mente que suas necessidades de calçados podem mudar com a idade, já que seus pés mudam com o passar dos anos. Por exemplo, se tendões e ligamentos perdem elasticidade e alongamento, você pode precisar de um tamanho de sapato maior. Ou você pode desenvolver um joanete ou martelo e precisar de um sapato mais largo. Um ajuste desleixado (muito espaçoso) também é ruim, sobrecarregando os músculos à medida que os pés se movem no calçado e aumentando o risco de bolhas e unhas pretas. Outro falso calçado: sapatos que não têm suporte e amortecimento, o que pode deixar seus pés cansados ​​e doloridos.
  • Uso excessivo: Aumento da marcha ou de pé, especialmente quando combinado com outros fatores contribuintes, pode causar até mesmo os pés mais saudáveis ​​para ficarem doloridos. Além disso, andar ou ficar de pé em superfícies duras, como concreto, pode estressar seus pés. Isso pode ser um problema para aqueles que ficam o dia inteiro no trabalho ou estão geralmente de pé por longos períodos de tempo.

8 maneiras de aliviar a dor no pé

Além de chutar para trás e dar um descanso aos seus pés, aqui estão alguns remédios que podem ajudar a aliviar a dor e rejuvenescer os pés cansados:

  • Empregue calor úmido: Às vezes, os pés doloridos são simplesmente o resultado de músculos sobrecarregados e tecido conjuntivo, devido ao excesso de atividade ou peso. Um dos melhores remédios para relaxar os músculos doloridos é um banho de pés. Mergulhe os pés em uma bacia de água morna ou em um spa de pé comprado por cinco a dez minutos. Tente adicionar sais de Epsom à água para um efeito calmante. Os sais de Epsom estão prontamente disponíveis onde os produtos de primeiros socorros são vendidos. Use aproximadamente 1 a 2 colheres de sopa por litro de água morna. Se seus pés estiverem inchados, quentes ou cansados, use água fria em vez de morna e eleve os pés por meia hora ou mais depois da imersão.
  • Estique os pés: os  músculos superdimensionados tendem a se contrair ou espasmar. Para contrariar esta tensão, estique os pés. Um bom momento para alongar é depois de um banho quente quando os músculos estiverem relaxados. Sente-se em uma posição confortável e estique as articulações do tornozelo e dos pés usando as mãos ou uma cinta. Para também atingir os músculos da panturrilha, tente alongar um corredor enquanto se encosta a uma parede. Segure cada movimento confortavelmente por 10 a 20 segundos para o benefício máximo.
  • Dê um treino aos pés: os  exercícios para os tornozelos, pés e pés ajudarão a alongá-los, fortalecê-los e relaxá-los. Tente estes movimentos:
    • Pegue objetos com os dedos dos pés e mova-os de uma pilha para outra.
    • Em pé, levante-se nos dedos dos pés, levantando os calcanhares do chão.
    • Faça tornozelo bombas, movendo o pé para cima e para baixo.
    • Faça círculos com os tornozelos.
    • Role o fundo do seu pé em uma garrafa de água congelada, bola de tênis ou bola de golfe.
  • Envolva-se na terapia por toque : Aplique óleo ou loção nas solas dos pés e massageie enquanto aplica a pressão suave do polegar em qualquer área dolorida. Concentre-se na fascia plantar, a estrutura em forma de cordão proeminente que percorre toda a extensão do arco, da bola do pé até o calcanhar. Você pode sentir melhor na sola do pé quando flexiona os dedos dos pés para cima. A fáscia plantar é uma importante estrutura anatômica porque ajuda a dar forma e suporte ao arco, o que é necessário para absorver o choque quando seus pés atingem o solo. Uma fáscia plantar rígida pode muitas vezes ser a causa da dor no calcanhar. Outras maneiras de massagear os pés com as mãos livres são usando um rolo de pé ou um spa para os pés com massagem incorporada.
  • Comprar suportes de arco : experimente um par de suportes de arco vendidos sem receita para seus sapatos. Os suportes Arch ajudam a diminuir o impacto que seus pés experimentam a cada passo. O calcanhar e a bola do pé são especialmente suscetíveis à dor e os suportes de arco completos ajudarão a proteger essas áreas. Visite uma loja especializada em suportes de arco para obter recomendações de especialistas. Se o problema persistir, consulte um podólogo e fale sobre órteses personalizadas. Estes oferecem ainda mais apoio para os pés e têm o benefício adicional de acomodar problemas específicos do  , como fascite plantar e pés chatos.
  • Verifique seus sapatos : identifique quais calçados podem estar contribuindo para sua dor no pé. Mudar para tênis ou sapatos com uma sola mais dura pode ajudar. Até as sandálias vêm em estilos que embocam o arco e têm uma sola ligeiramente mais grossa, o que é preferível. Além disso, se seus sapatos tiverem excesso de desgaste, eles podem estar contribuindo para os seus pés doloridos. Solas gastas podem mudar a dinâmica de como seus pés atingem o chão, assim jogando sua biomecânica. Como os sapatos muito apertados ou frouxos podem causar dor e fadiga, faça com que seus pés sejam medidos na próxima vez que comprar sapatos. Você pode se surpreender ao descobrir que estava usando um tamanho de sapato incorreto. Se você tem joanetes, dedos de martelo ou um neuroma (um espessamento doloroso do tecido ao redor de um nervo), certifique-se de que seus sapatos sejam largos o suficiente e profundos o suficiente na caixa do dedo do pé.
  • Calos e calos aparados : A pele dura e seca dos calos e calos pode criar pressão na parte inferior do pé e levar a rachaduras, sangramento ou infecção. Mergulhe os pés em água morna por alguns minutos. Secá-los e use uma pedra-pomes ou placa de esmeril nos pontos difíceis. Aplique uma loção hidratante, depois coloque meias para selar a hidratação adicionada.
  • Considere a acupuntura : a acupuntura é uma prática tradicional da medicina chinesa que a pesquisa mostra que pode ser benéfica para a dor no pé, embora os estudos muitas vezes apresentem falhas, como o viés de publicação.

Quando obter ajuda médica para os pés doloridos

Pés doloridos de vez em quando é uma experiência relativamente comum para pessoas de todas as idades.

Quando a dor aumenta em freqüência ou não é aliviada por remédios simples como os listados, consulte um podólogo para avaliar seus pés.

Além disso, certas condições médicas podem causar ou contribuir para a dor no pé. Consulte o seu médico de cuidados primários para avaliar e tratar estas condições:

  • Diabetes ou qualquer outra condição que cause neuropatia periférica, que é um dano nervoso nos membros
  • Doenças auto-imunes, como artrite reumatóide
  • Qualquer condição que cause inchaço nos membros inferiores, como doença cardiovascular

Uma palavra de Verywell

Os pés doloridos podem impedi-lo de desfrutar de exercícios saudáveis ​​e atividade física. Tome medidas para aliviar sua dor antes que ela pare. A longo prazo, muitas vezes é mais barato consultar um podólogo e obter tratamento profissional do que experimentar remédios sem receita médica que não resolvam seu problema específico.

Baseado no post Dicas de autocuidado para aliviar os pés doloridos em casa